- Postado em: 18/08/2023
Os vencedores nas categorias de imprensa escrita, Venceslau Mateus e Francisca Augusto, da ANGOP, de Rádio, Luís Mamana, da Rádio Nacional de Angola, e de Televisão, Ernesto Bartolomeu, da TPA, foram anunciados durante a cerimónia de abertura da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC.
Ao discursar na cerimónia de encerramento, diante os Chefes de Estado e de Governo do órgão regional, João Lourenço, que assumiu a presidência da SADC, felicitou, igualmente, os vencedores dos prémios do concurso de redacção das escolas da região.
"Expresso o meu desejo de que trabalhemos com maior empenho para termos uma organização cada vez mais pacífica, desenvolvida, competitiva e integradora”, exprimiu na ocasião o Estadista angolano.
Angola foi distinguida do seguinte modo:
1. PRIMEIRO LUGAR DA CATEGORIA DE IMPRENSA, com a reportagem intitulada "Benguela alavanca economia com infra-estruturas do Corredor do Lobito”, da autoria conjunta dos jornalistas Venceslau Mateus e Francisca Augusto, da Agência Angola Press (ANGOP), colocados na província de Luanda, tendo conquistado a média de 74,13 pontos, dos 100 possíveis, num conjunto de sete concorrentes.
2. PRIMEIRO LUGAR DA CATEGORIA DE RÁDIO, com a reportagem intitulada "Património mundial de Mbanza-Congo orgulha os povos da África Austral”, da autoria do jornalista Luís Mamana, da Rádio Zaire, do grupo Rádio Nacional de Angola, colocado na província do Zaire, tendo conquistado a média de 74,46 pontos, dos 100 possíveis, num conjunto de seis concorrentes.
3. PRIMEIRO LUGAR DA CATEGORIA DE TELEVISÃO, com a reportagem intitulada "Canal do Cafu: Combate à seca no sul de Angola”, da autoria do jornalista Ernesto Bartolomeu, da Televisão Pública de Angola (TPA), colocado na província de Luanda, tendo conquistado a média de 71,71 pontos, dos 100 possíveis, num conjunto de oito concorrentes.
Fonte: MINTTICS